sábado, 4 de junho de 2011

OS JEDI






Os Jedi (pronuncia-se jedai) são personagens fictícios da série americana Star Wars. Formam uma ordem de guardiões que dominam o lado "luminoso" da força, em contraposição aos Sith, no universo fictício da série.
A palavra Jedi teria sido criada por George Lucas a partir de Jidai Geki (versão japonesa de "Drama de época", filmes sobre samurai).

ORIGENS DA ORDEM

Os Cavaleiros Jedi foram uma ordem de indivíduos que tinham a habilidade de tocar e trabalhar em conjunto com a Força, afastando seu Lado Negro. A ordem começou dezenas de milhares de anos antes da ascensão do Império Galáctico. Muitas organizações antigas ou semi-lendárias teriam sido as precursoras da Ordem Jedi, como a Ordem de Dai Bendu ou a Academia Chatos, mas nenhuma ligação conclusiva foi mostrada. Da mesma forma, o planeta natal da ordem é desconhecida. Existem muitos candidatos, incluindo mundos conhecidos como Coruscant, Ossus, Corellia e Utapau, assim como uma galeria de planetas perdidos e míticos como Had Abbadon e Ondos. É sabido, contudo, que uma galeria dos melhores e mais sábios filósofos, religiosos e guerreiros reuniram-se em um único mundo muito tempo atrás para discutir suas descobertas envolvendo conhecimentos da enigmática, mística Força, e que a concentração desses esforços por fim levaram ao desenvolvimento da Ordem dos Jedi.
Inicialmente os Jedi formavam uma ordem contemplativa. Ao longo do tempo, contudo, a ordem assumiu um papel mais ativo e direto em assuntos da galáxia, por fim se centralizando em Coruscant no final da catastrófica Batalha de Ruusan.
"Por mais de mil gerações, os Cavaleiros Jedi foram os guardiões da paz e da justiça na Velha República. Antes dos tempos sombrios. Antes do Império." — Obi-Wan Kenobi
Tornar-se um Jedi requeria o mais profundo comprometimento e mente astuta. A vida de um Jedi era feita de sacrifícios. Aqueles que mostrassem aptidão para a Força eram levados logo após o nascimento para treinamento no Templo Jedi em Coruscant, preferencialmente após serem desmamados. Sua vida fora dos treinos era de simplicidade, aderindo ao Código Jedi que proibia materialismos ou apegos emocionais. Esse treinamento foi inicialmente feito por Jedi experientes e veneráveis até que o indivíduo tivesse proficiência suficiente para começar a jornada como Jedi.
Exceções eram feitas algumas vezes, mais notavelmente no caso de Anakin Skywalker, mas os Jedi achavam que seus conhecimentos de métodos tradicionais eram bem sucedidos e detestavam mudanças.



A ESTRUTURA DA ORDEM JEDI

A Ordem Jedi é uma ordem hierárquica, classificações estão abaixo:
Youngling/Noviço/Novato: Um título não oficial. Refere-se a uma criança com potencial da Força. Em uma idade muito nova, os aprendizes de Jedi saem de seus repousos e são atribuídos a um grupo para o treinamento Jedi. Se o youngling não for escolhido por nenhum Cavaleiro Jedi para ser seu Padawan, por volta dos 13 anos de idade, poderá ser colocado em outros serviços à Ordem Jedi.
Padawan: Padawans são os aprendizes Jedi, sendo treinados por um Mestre Jedi até serem graduados Cavaleiros Jedi. Um Mestre Jedi pode treinar apenas um Padawan por vez, nunca mais que isso. (Um Mestre ou Cavaleiro Jedi, podem pegar um padawan para ensinar, lembrando que Obi-wan foi graduado cavaleiro e simultaneamente o Conselho Jedi aceitou que ele treinasse Anakin).
Cavaleiro Jedi: Após um Padawan ser graduado, ele se torna um Cavaleiro Jedi. Cavaleiros Jedi são os mais abundantes da Ordem, levando a paz para vários cantos da galáxia. Torna-se Mestre Jedi por diversos meios, sendo que o mais comum deles, é quando seu Padawan é aprovado no exames da Ordem e torna-se um Cavaleiro Jedi. (Obi-wan foi graduado cavaleiro jedi e simultaneamente adotou anakin como seu padawan, assim como vemos no final de Ameaça Fantasma).
Mestre Jedi: Quando um Caveleiro Jedi se torna Mestre, ele pode então ser escolhido, caso o Conselho Jedi perceba que ele se tornou um Mestre Jedi sábio e poderoso, para fazer parte do Conselho Jedi, um grupo composto pelos mais sábios e poderosos mestres da Ordem para guiar e comandar os feitos de todos os seus membros.
Mestres do Conselho: Apenas uma galeria dos mais poderosos e sábios fazem parte do conselho Jedi. A função do conselho é comandar a Ordem, distribuindo missões e graduando os Cavaleiros e Padawans.




AS CLASSES JEDI

Jedi Guardião (Jedi Guardian): Usuários da Força treinados na tradição Jedi, os Guardiões combinam treinamento físico e habilidades da Força. Se concentram em conhecimentos de técnicas de batalha, defesa, treinamento com o sabre e atividades físicas. Se os Consulares são os embaixadores, os Guardiões são os defensores, protegendo a República de todos os perigos.
Jedi Consular (Jedi Cônsul): usam a Força para o conhecimento e a negociação, buscando as soluções mais pacíficas para cada problema. Se concentram mais na diplomacia, na busca por sabedoria e do lado espiritual da Força, do que em atividades mais físicas. Sempre buscam métodos para entender melhor a natureza da Força e sua conexão com ela. Mentores e mestres esperam instruir os outros e assim passar seus conhecimentos. Negociadores e mediadores são hábeis em resolver ou fechar compromissos. Os Cônsules se empenham para serem versáteis e capazes de manejar diversas situações sem buscar as armas.
Jedi Sentinela (Jedi Sentinel): Cumprindo o papel de investigadores e espiões, as Sentinelas são a principal fonte de informação do Conselho Jedi. Igualmente adeptos do combate, persuasão e ocultação, a Sentinela é a preferido para adentrar locais dominados pela escuridão e se o que ela vê realmente o que a afeta, não se pode saber.




A ARMA DOS JEDI: OS SABRES DE LUZ

Construído por cada Jedi como um teste de suas habilidades, o Sabre de Luz é o produto de uma tecnologia antiga; o esgrimir hábil da arma é a marca de um Cavaleiro Jedi completamente treinado. O Sabre pode cortar qualquer coisa, com a exceção de outro Sabre de Luz, campos de força e o raro minério chamado Cortosis.
A construção de um Sabre ocupa muitos dias; os componentes, o Jedi e a Força devem se tornar um. Em geral (admitindo uma harmonização cuidadosa dos cristais) o processo leva um mês para se completar, porém, alguns mestres habilidosos são capazes de construir um sabre em algumas horas.
O sabre pode ser Azul, Verde, Roxo, Laranja, ou Amarelo. Já um Lorde Sith usa um sabre vermelho.
Os Sabres seguem uma estrutura básica similar, apesar de muitos serem personalizados pelos seus fabricantes Jedi. Uma vez que a energia pura da lâmina não tem massa, a onda do arco gerado electromagnéticamente cria um forte efeito giroscópico que torna difícil lidar com o sabre de luz. Com um funcionamento que se rege pelo complexo princípio de energia controlada, requer elementos de focagem produzidos por cristais naturais que não podem ser facilmente sintetizados (exceto por técnicas obscuras do uso da Força ou da alquimia Sith).
Um sabre de luz deve ser montado à mão, pois não existe uma fórmula exata para o alinhamento crucial dos cristais irregulares. O mais ligeiro erro de alinhamento fará com que a arma não funcione corretamente ao ser ativada.
Ao iniciar o treinamento, o Padawan recebe um sabre de cor aleatória. Na época ao redor de 4.000 anos antes da Batalha de Yavin, a cor do sabre de início de treinamento não era aleatória: ela já refletia a inclinação do estudante como Sentinela, Guardião ou Consular (veja abaixo). Ao atingir o nível de Cavaleiro, o Jedi finalmente está pronto para criar seu próprio sabre e modificar a cor da lâmina se julgar adequado (na verdade, o principal teste aplicado para que um Padawan torne-se um Cavaleiro é que este construa sozinho seu sabre-de-luz). Antes, contudo, ele precisa encontrar o cristal da cor correspondente por mérito próprio. As cores são de escolha pessoal. Alguns se identificam com uma cor em particular. Já outros as usam para demonstrarem seu alinhamento:
- Cônsul Jedi (Jedi Consular): Sabre cor verde, este Jedi procura trazer equilíbrio ao universo. Ele se concentra menos no combate físico e mais nas disciplinas mentais e conhecimentos para ampliar seu domínio na Força.
- Guardião Jedi (Jedi Guardian): Sabre cor azul ou laranja, este Jedi luta contra as forças do mal e o lado negro. Ele se concentra no treinamento de combate e no domínio do uso do sabre de luz.
- Sentinela Jedi (Jedi Sentinel): Sabre cor amarela ou roxa, este Jedi desmascara trapaças e injustiças, trazendo-as para a luz. Ele encontra um equilíbrio entre as disciplinas mentais e físicas da Ordem Jedi.
- Usuários do Lado Negro: Usam, em geral, sabres de cor vermelha. Essa cor, porém, é também usada por alguns (raros) Jedi. Na era antiga (4.000 anos antes do Império de Sidious), os Sith também usavam a cor púrpura, embora não com a mesma freqüência dos sabres vermelhos. Também,durante a nova republica alguns Sith usavam o Blacksaber, onde a parte braca,da lâmina,era substituida por uma lâmina preta, e o cristal era de cor aleatória.





Nenhum comentário:

Postar um comentário