quarta-feira, 15 de junho de 2011

ARMAGEDOM


O Armagedão (português europeu) ou Armagedom (português brasileiro) ( em hebraico: הר מגידו, transl. har məgiddô, "Monte Megido"; em grego antigo Ἁρμαγεδών, transl. Harmagedōn; árabe: أرمجدون; latim: Armagedōn) é identificado na Bíblia como a batalha final de Deus contra a sociedade humana iníqua, em que numerosos exércitos de todas as nações da Terra encontrar-se-ão numa condição ou situação, em oposição a Jeová e seu Reino por Jesus Cristo no simbólico "Monte Megido". Segundo Jeremias (46:10) essa guerra será perto do rio Eufrates.
Na terra de Israel não foi encontrado nenhum lugar literal chamado "Monte Megido", mas os eventos e conhecimentos descritos pelo apóstolo João no livro do Apocalipse podem estar associados com a antiga cidade de Megido (Tel Megiddo, em hebraico מגידו). A região do Vale do Megido, também chamado nas Escrituras Hebraicas de "Vale da Decisão" (segundo Joel 3:14), ou "Vale de Jeosafá" (Joel 3:2), encontra-se estrategicamente posicionada em um local onde durante mais de quatro mil anos aconteceram  uma galeria de diversas batalhas decisivas na história do antigo Israel. Cidades foram construídas e reconstruídas, umas sobre as outras, para servirem de fortaleza na guarda da passagem pelo vale, de forma que uma colina acabou se formando no local onde ficavam essas cidades.
Existem grupos religiosos que crêem que o confronto final do Armagedon ocorrerá literalmente neste vale, quando Deus congregará todas as nações do mundo para entrar com elas em julgamento, por terem espalhado o povo de Israel entre as nações e por terem repartido a sua terra (Joel 3:2), ao contrário dos que crêem que Armagedon será uma situação catastrófica que ocorrerá em toda a Terra. Estes últimos dizem ter muitos motivos para crer que seja assim. Um deles é que, conforme dito acima, o Armagedon será uma guerra envolvendo todas as nações. Afirmam que seria ilógico pensar que todas as nações caberão no reduzido espaço do monte de Megido. Porém, a Bíblia não diz que é ilógico.
Essa batalha aparece citada duas vezes no último livro da Bíblia (Apocalipse 16:14,16), mas ultimamente o nome Armagedom tem sido mais associado a uma catástrofe mundial ou a uma guerra nuclear global. A Bíblia fala do Armagedom como local duma guerra que preparará o caminho para um tempo de paz e justiça (Apocalipse 16:14,16) e que destruirá apenas a iniquidade. - Salmo 92:7.

Em novembro de 2005 surgiu ao nosso conhecimento,a notícia de que arqueólogos israelenses encontraram na atual prisão de Megido (na mesma região onde algumas correntes religiosas afirmam que irá ocorrer o Armagedom) resquícios arquitetônicos muito antigos de uma antiga igreja cristã do século III ou IV, de uma época em que Roma ainda perseguia os primeiros cristãos.
As Testemunhas de Jeová confiam que o Armagedom será uma guerra simbólica, na qual Jeová e Jesus Cristo destruirão os governos humanos para estabelecerem o Reino de Deus (Revelação Apocalipse 11:15).



Nenhum comentário:

Postar um comentário